A Indonésia implementará seu programa de biodiesel B50 no segundo semestre de 2026, disse o ministro de Energia e Recursos Minerais nesta quinta-feira, acrescentando que o plano poderia eliminar a necessidade de o país importar diesel no próximo ano.
O maior produtor mundial de óleo de palma tem um programa de biocombustíveis que mistura óleo de palma ao diesel para reduzir a dependência de importações de combustível. O programa está atualmente na fase B40, que utiliza 40% de combustível à base de óleo de palma. O cronograma para a transição ao B50 ainda era incerto.
"Agora estamos prestes a entrar na quarta rodada de testes (do B50)... quando tudo for declarado aprovado, lançaremos o B50 no segundo semestre de 2026", disse o ministro de Energia e Recursos Minerais, Bahlil Lahadalia, em uma conferência em Jacarta.
O país prevê uma redução nas importações de óleo diesel para 4,9 milhões de quilolitros este ano, disse ele, representando uma queda de quase 40% em relação a 2024. A maior economia do Sudeste Asiático importou 8 milhões de quilolitros de diesel em 2024.
Fransiska Nangoy - Reuters